Crónicas Matinais

[ terça-feira, julho 29, 2003 ]

 

Coisas Sérias

Estou a escrever desde há muitos meses , uma espécie de tratado (modesto) sobre Dante Alighieri; mas essencialmente o homem político. E, digo eu, que homem político que ele tentou ser!
De maneira que, se algum de vós, caros amigos e colegas da blogosfera, quiser ajudar-me , podem enviar-me -ficarei eternamente agradecida- elementos que pensem ser relevantes. É que cheguei à conclusão-espero eu que errada- que já escarafunchei todos os elementos possíveis e disponíveis. E parece-me curto. Já falei , inclusive, com descendentes tanto de Neri como de Bianchi, que possuem escritos preciosos sobre essa época conturbada do Partido Guelfo. Li vários escritos de outros cripto-gibelinos e sobre o exílio. E , claro, já me fui pavonear à fonte, que é como quem diz a Florença.
Uma vez, em desespero de causa, até imitei Dante e enviei uma missiva ao principal arquivo histórico de Florença assinando "florentina injustamente desterrada" mas os tipos não acharam graça e nunca me responderam. E o Vaticano também , através dos seus serviços de PR também me mandaram dar uma valente curva ao bilhar grande; o que eu entendo porque como se sabe Dante nunca foi muito à bola com Papas ( o plural é figura de estilo) nem com as intromissões da Cúria na política.

Como foram tempos de grande balbúrdia esses , no século XIV, ainda me lembrei de-como a balbúrdia continua- pedir ajuda ao Berlusconi. Mas não tenho a certeza se ele sabe quem foi Dante ...

Como Maquiavel também está indisponível...pensei em vocês!
[
agora a sério, se tiverem elementos, e se puderem dar a esse trabalho, eu agradeço!Cito fontes ]

Agora livrinhos para ler ou reler:
Destaque
Uma Pantera na Cave - Amos Oz ( Sim, claro que a história se desenrola em Israel. Em Jerusalém. No último ano do mandato britânico na Palestina, ou seja, 1947. ) É um livro para ser lido sem preconceitos ou juízos de valor. Mas é para ser lido.
( De Amos Oz também me parecem fundamentais os livros: "A Terceira Condição" e "Não Chames à Noite Noite". Em Portugal , penso eu, foram todos editados pela Asa.)

Mais livros
As Vozes de Marraquexe ( Publicações Dom Quixote) e Auto de Fé ( Edição Livros do Brasil) - Elias Canetti ;

The Conservationist - Nadine Gordimer ( não sei se há edição portuguesa);

A Casa Das Belas Adormecidas- Yasunari Kawabata ( Assírio & Alvim ).

E por ora já chega. Amanhã é outro dia.







Ana [7/29/2003 05:14:00 da tarde]