Crónicas Matinais

[ terça-feira, julho 15, 2003 ]

 

É preciso actualizar o Blog.

Sendo assim, e depois destes três dias de interregno, vou actualizar cá a "chafarica" com algumas novidades da blogosfera.

Recebi um e-mail, muito simpático, da simpática Filipa Costa que dá conta do seu blog Turista Acidental.
Para além das boas vindas à blogosfera, devo dizer que como apaixonada por viagens ( mas, confesso, sem nunca ser turista) vou passar a ser cliente.

Também recebi um outro e-mail, de Fernando M.Dinis . Anuncia um novo blog e um novo Livro. Felicidades para ambos e obrigada!

Também recebi outros e-mails simpáticos de colegas bloguistas que agradeço e, mal possa, retribuo.

[ Agora em jeito de desabafo por carta ]

Neste momento ando "aflita" porque me pediram para fazer uma espécie de lista com as minhas leituras e releituras para o Verão, lista essa que será publicada numa revista semi-cor-de-rosa; como a revista é dirigida por uma amiga minha não pude negar.
É um tapa-buracos muito usado na Silly Season.
De maneira que ando para cá a puxar pela cabeça.

Sinceramente, acho injusto, ingrato -e quase desumano -pedir para - de um tão vasto e rico universo- escolhermos alguns livros; ou discos.
Para quem ama a leitura é uma espécie de sacrilégio escolher A ou B e deixar de fora C.
Seja como for , e à falta de tradução francesa dessas magníficas obras como : "As Sandálias de Prata"; "Crónicas de uma Mulher Casada"; " Vinte mil Lésbicas Submarinas" ; "Alma de Pássaro"; "Banho-Manuel" e "Doces ( não sei quê) sem Açucar" e assim, acho melhor escolher outros livros estrangeiros.*
E dos "difíceis" que é para ver se os franceses começam a abrir os olhinhos !

Por exemplo, gostava que um qualquer francês letrado ( em francês, letrado quer dizer que o cidadão, ou a cidadã, sabe ler e escrever...em francês e já é um pau...) se sentisse tentado a descobrir os tesouros que as páginas de obras como -" Herzog" de Saul Below; "Confessions of Zeno" de Italo Svevo; "Never-ending Story" de Michael Ende; "Finnegan's Wake" de James Joyce; " O Conformista" de Alberto Moravia, ou mesmo os ensaios de G.K.Chesterto-encerram.
Claro que esta lista não é nada original; As escolhas, estas, são comuns a muitos amantes da leitura como, por exemplo, o mestre de todos os outros ratos de biblioteca, como eu , Alberto Manguel. Mas para França é uma lista arrojada, que é.
Também me apetece sugerir autores portugueses, mas sem ser os do costume. Em vez dos eternos Eça de Queirós; F.Pessoa; Lobo Antunes; Saramago ; vou sugerir David Mourão Ferreira; Raul Brandão; Guerra Junqueiro. E o Padre António Vieira, claro!
Mas os autores citados são demasiado não franceses, se calhar...ai que coisa isto das escolhas, chiça!

Mas vou tentar fazer a lista e vou usar o blog para fazer o rascunho:

Lista

1-hum...este não porque é demasiado estrangeiro; se calhar é melhor substituir Kafka por Paulo Coelho, que eles entendem melhor...( pensar melhor e sugerir título)
2- Bem...Jan Potocki não é fácil e os franceses andam cansados , pobrezinhos, não estão habituados ao calor e tem andado uma caloraça do caraças pelo que, se calhar, é melhor sugerir " A Vida Sexual de Catherine M."...hum, é melhor!
3- R. Kipling ...nã!...demasiado complicado; mais vale facilitar e sugerir o "Consegui" da misteriosa e jovem Sarah ;
4- Não tenho pachorra, fico ,por ora , por aqui e sugiro mas é que leiam o TinTin e está a andar!...

Que raio de coisa isto das listas!

* Ironia : do Lat. ironia < Gr. eironía
s. f.,
figura de retórica que exprime o contrário do que as palavras significam e que serve para depreciar ou engrandecer.


PS. O 14 de Julho correu muito bem; mas foi menos animado que o ano passado....
PPS. Há autores franceses que eu amo com paixão. Mas continuo a achar o povo francês, no seu todo, muito hermético . Pediram-me mesmo a lista e sugeriram-me que apenas sugerisse autores franceses para...não complicar!?!?!?!









Ana [7/15/2003 01:16:00 da tarde]