Crónicas Matinais

[ sexta-feira, maio 07, 2004 ]

 

A vida é feita de escolhas

Não sei. Tenho sentimentos muito contraditórios em relação às sevícias e humilhações que alguns presos iraquianos sofreram às mãos de alguns soldados americanos e britânicos.
Condeno, claro. É vergonhoso. Mas também sei que não há guerras limpas, nem piedosas.
Caramba, mesmo que saiba que isso é errado...tenho de admitir, sem hipocrisia, que se eu pudesse pôr as mãos em alguém que pretendia acabar com a minha raça ...não seria meiga. Às vezes ponho-me a pensar no que faria aos nazis, aos membros das milicias que tantos timorenses mataram em Timor ; aos terroristas que se divertem a fazer explodir autocarros, comboios e edifícios se os apanhasse ; àqueles guardas fronteiriços brancos que se divertiam a treinar cães usando imigrantes clandestinos pretos na África do Sul...
Confesso que ver essa corja toda humilhada e espancada não me tiraria o sono.
É muito difícil, sem ser hipócrita, analisar estas questões.
E depois, ainda com mais sinceridade, sei que há diferenças brutais entre os dois lados: um prende e usa a brutalidade ; o outro nem sequer prende, mata logo.
Não é fácil, repito, sem hipocrisias bacocas, analisar estas questões.
E, repito também, não há guerras limpas e piedosas...
Merda .

Ana [5/07/2004 11:55:00 da manhã]