Crónicas Matinais

[ terça-feira, junho 29, 2004 ]

 

Oráculo
[ ao contrário do meu querido João Pinto, sou contra os prognósticos só no fim do jogo ]


Gosto de Durão Barroso.Nunca foi homem de facilitismos e baixa política;e é por isso que não se pôs logo a falar a torto e a direito e não comentou o circo que , como é hábito, foi organizado pelos caceteiros ( o rolo da massa! ) do costume.Desejo-lhe toda a sorte e todos os sucessos possíveis. Posto isto...divago:
Ainda nada estava decidido e já saiam para a rua as padeiras com as suas pás de forno.Como cobardes que são, trataram logo de querer bater no mais "fraco": Pedro Santana Lopes.Fraco no sentido de menos protegido, entenda-se. Todos sabemos que o mulherio é pouco dado à profissão de guarda-costas. Não é que eu aprecie o personagem, acho-o demasiado emplumado e generalista, mas não gosto de injustiças.Não quero falar de Santana Lopes. Quero só criticar essa nova moda de embrutecer a «opinião pública» via sms. Seja como for, umas 250 alminhas responderam ao chamado e lá foram gastar saliva e as cordas vocais. Dá vontade de rir. Só mesmo uma tontice dessas para me convencer a solidarizar-me com Pedro Santana Lopes. Nunca pensei; mas solidarizo-me.Ainda por cima Pedro Santa Lopes faz aninhos hoje e tudo; somos do mesmo signo. ;)
Não quero com isto dizer que apoie Santa Lopes na "corrida" para São Bento.
Não me parece que ele seja uma boa escolha e,o que é pior, o protocolo de estado não tem capacidade para organizar tantas "segundas-damas".
Já que me perguntam, posso adiantar que, para mim, o único primeiro ministro ao qual brindaria entusiasticamente usa saias: Manuela Ferreira Leite.
Para mim , depois de Durão Barroso, é o único membro do actual executivo, que tem direito a carta branca, cheque em branco, etc.
Quero lá saber se vocês , meus queridos, não estão de acordo; é para o lado que durmo melhor.
Gosto dela; confio nela. É muito "lá de casa", graças a D-us.
Porque, "´cá em casa", a malta não gosta de espalha-brasas nem de facilitismos. "Cá em casa" gosta-se de quem trabalha e apresenta resultados . Sim, sim, "cá em casa" também somos fiéis ao Professor Cavaco Silva.Mas isso agora não interessa.
E escusam de organizar uma manif via sms contra mim que não vos adianta nada.
Duvido, no entanto, que as bases do PSD, aceitem Manuela Fereira Leite.
Tenho até a convicção que Santana Lopes terá o apoio esmagador das bases.
Ora, se assim for, respeitarei a decisão. Até porque , seja qual for o substituto encontrado, será garante de estabilidade política.
Pedir eleições antecipadas , neste momento, é demente. É a prova provada da total inconsciência política, e não só, da oposição. É inconsequente e perigoso realizar-se eleições antecipadas neste momento.
Os que conseguirem desviar os olhinhos do seu próprio umbigo durante uns momentos, e observarem o país, saberão que assim é.
O problema é que , a ver-se pelo circo, pelo facilitismo e pelo desnorte da oposição , deixar de olhar para o umbigo é tarefa hercúlea.
Resta esperar que o Presidente Jorge Sampaio faça uso de todo o seu bom senso, e estou convencida que o fará. Tal como Durão Barroso, Jorge Sampaio também se preocupa realmente com o país.
E é por isso que , obviamente, não vai optar por eleições antecipadas.



Ana [6/29/2004 10:43:00 da manhã]