Crónicas Matinais

[ quarta-feira, julho 21, 2004 ]

 

Alô, é do Brasil!

Faz frio no Sul do Brasil. Mas o frio aqui do Sul, contrasta com o calor infernal do nordeste brasileiro, lá onde o carnaval dura duas semanas, um mês, ou melhor, dura o ano todo. No Brasil é assim mesmo. Estamos acostumados. As suas enormes dimensões demográficas nos trazem calor de 35, 40 graus centígrados, como também nos congelam os dedos dos pés, da mão, e outras extremidades que não convém citar para não causar certos constrangimentos. Mas voltando a falar do frio, resido a um pouco mais de 100 quilômetros de distância da cidade mais fria deste país "abençoado por Deus e rico por natureza, mas que beleza," conforme música de Jorge Ben Jor. A previsão é de neve em São Joaquim para estes dias, e por aqui, ao contrário de alguns palmos de trechos do Velho Mundo, neve sempre é novidade e atraem milhares de turistas.
Bom, demos fim a estes frios penetrantes e falemos um pouco de fatos. A questão é que durante uma ociosidade estranha de uma tarde sem muitos afazeres jornalísticos, decidi procurar pela internet bons textos e boas crônicas, e por falar nelas, as benditas são o único vício, que carrego desde meados de 2001.
Tratando-se de uma breve apresentação, não fixar-me-ei em assunto algum. Bom, procurando, procurando, procurando mais um pouco, causou-me profunda satisfação acessar um tal de Crónicas Matinais, e quando não maior o meu espanto, perceber que se tratava de um blogger de língua portuguesa, mas não de um brasileiro, pois em várias linhas constatei um tal de APETECER, que não é muito comum "pras" bandas de cá do Atlântico. Só poderia tratar-se de uma habilidosa portuguesa, com enorme bagagem cultural, conhecedora deste país que amo e de outros países, e que gosta muito de literatura, futebol e de humor. Além de todas estas que julgo ser qualidades, parece dar o mesmo valor `as letras que eu. Pronto! Encontrei a perfeição em pessoa mas na forma de letras.
Deixando de lado às brincadeiras, adoraria partilhar pensamentos com todos que acessam a este agradável blogger. Aqui no Brasil as pessoas, ou melhor, a maioria delas, usa o blogger para mostrar as fotos da última festa, quem tomou um porre maior, quem beijou quem e outros acontecimentos supérfluos que estão longe de algo verdadeiramente interessante. Por isso viajei, navegando para outros lugares e cá estou, para trazer um pouco mais das maravilhas e das malezas que este país sempre me oferece. Temos muitas novidades, infelizmente, nem sempre boas, pois se fossem não faríamos parte do terceiro mundo. Mas estamos aqui, sempre orgulhosos deste país, desta "terra cheia de palmeiras, onde canta o sabiá. As aves que aqui gorjeiam, não gorjeiam como lá."
Ah, já ia esquecendo. Glauco Arns Moretti, 21 anos, intitulado por Ana Albergaria como o novo correspondente do Brasil em Crónicas Matinais. Prazer!

Glauco Arns Moretti

Ana [7/21/2004 10:58:00 da manhã]