Crónicas Matinais

[ terça-feira, outubro 19, 2004 ]

 

Deixemos sair o «A Capital» que há em nós

No próximo dia 24 de Dezembro, das 8 às 13 horas, realizam-se eleições parlamentares nas Ilhas Pitcairn (Pitcairn, Henderson, Ducie, e Oeno).Capital :Adamstown.
Nas ilhas Pitcairn não há partidos políticos. O parlamento das ilhas Pitcairn é constituido por 10 membros : 4 eleitos pelo período de um ano, 3 eleitos pelos primeiros eleitos, dois nomeados pelos dois grupos anteriores e um membro ex officio. Todos os anos há eleições, e sempre no mesmo dia.
A ilhas, protectorado britânico, são uma dependência democrática parlamentar. Mas, se não há partidos, como escolher? Pelo tamanho dos lóbis?
Eu pergunto-me : onde está a democracia, hã?
Pior : a maioria da população é Adventista do Sétimo Dia, ou seja, cristã. Como se podem admitir adventistas no meio do pacífico!?!?
Penso que já estão a ver o perigo que isso representa, não é verdade?

Justamente por ter consciência da importância do escrutínio ; das consequências que estas eleições têm para as gentes do pacifico em geral, e para Portugal em particular, é que escolhi tomar uma posição pública . Anuncio :«como bloguista de referência, devo assumir , em situações limite, uma posição clara e inequívoca em relação a assuntos que podem colocar em causa princípios básicos da civilização». Mais : o resultado destas eleições « pode ter repercussões negativas para o equilíbrio estratégico mundial ». Tomo esta posição também « porque os bloguistas portugueses podem e devem deixar de se limitar a ser porta-vozes da espuma dos dias , assumindo e defendendo as suas causas».
Os blogs «devem assumir causas justas»! Mainada !

A minha posição está tomada e não volto atrás : do próximo dia 24 de Dezembro não irei lá votar !



Ana [10/19/2004 03:08:00 da tarde]