Crónicas Matinais

[ quarta-feira, outubro 27, 2004 ]

 

Diz-me com quem andas...

Os blogs que, sobre a questão do Médio Oriente , aceitam a publicação de comentários nitidamente violentos, racistas e que destilam ódio, para mim, são igualmente violentos, racistas e odiosos. Mais nada. É o meu último comentário a propósito deste assunto.


Entretanto faço as malas para ir cobrir certas eleições. E deixo um posterzito catita.



Até à vista!

Ana [10/27/2004 03:13:00 da tarde]

[ quarta-feira, outubro 20, 2004 ]

 

A História passa pela TSF

Terminou agora um momento histórico na rádio TSF. Arons de Carvalho, armado em paladino da liberdade de imprensa, estava a dizer que nem o PS, nem ele em particular, alguma vez interferiram na RTP. Declarações a propósito das supostas declarações do ministro Morais Sarmento sobre a definição do modelo da RPT. Digo supostas porque acredito que algumas das declarações foram apresentadas fora do contexto.
Ora, a verdade, tal como o azeite, vem sempre à tona . De maneira que o jornalista da SIC, Mário Crespo, estava a ouvir a conversa delicodoce de Arons de Carvalho e resolveu telefonar para repôr a verdade. E explicou, com todas as palavras, a censura que Arons de Carvalho, e do governo PS da altura, a que foi sujeito. Um processo que começou nos EUA, que passou por Lisboa e que acabou no despedimento do jornalista.
É óbvio que o caso de Crespo não é único, e casos desses existiram em todos os governos , desde o 25 de Abril. Porque todos os governos, de centro, de esquerda ou de direita, têm a tentação de controlar a RTP, a RDP e a Lusa.
Está errado; é filhadaputice, mas é assim. É uma realidade.

Agora: pressões há sempre. Em qualquer orgão de comunicação social. Todos os jornalistas, num momento ou noutro, foram pressionados. São.
Os governos têm culpa; as administrações dos orgãos de comunicação têm culpa; o mundo e a forma como usamos a democracia, têm culpa.
Mas fizemos o mundo assim.

Quando eu, como jornalista, fui censurada, ou pressionada de alguma maneira, tinha sempre duas opções: ou comia e calava ou demitia-me e botava a boca no trombone. Escolhi sempre a segunda opção, porque felizmente não tenho bocas para alimentar e tenho uma família muio generosa.

O que estou a tentar dizer, assim a quente e às três pancadas,é que é completamente idiota e porco, que um partido, que já esteve no poder, aponte o dedo e invente acusações de manipulação , dizendo que , com ele , partido-governo, isso nunca aconteceria. Pior: a falta de vergonha na cara desses seres políticos, até é esperada, o problema é quem, por ideologia política, diga Ámen e estique também o dedinho, apagando da memória as censuras e a pressões do passado.

A merda pode ser a mesma. Mas há merdas que cheiram melhor do que outras.

A ideia que está a passar, em Portugal, de censura, de ditadura, quase de fim-de-mundo!, é tão ridícula que me faz pena. Pena de quem fala do que não sabe, e pena dos que acreditam nas patranhas que lhes dão a comer. E pena de, por motivos eleitorais, por guerras de poder , se sujeite , mais uma vez, o país à chacota total.


Ana [10/20/2004 01:26:00 da tarde]

[ terça-feira, outubro 19, 2004 ]

 

Deixemos sair o «A Capital» que há em nós

No próximo dia 24 de Dezembro, das 8 às 13 horas, realizam-se eleições parlamentares nas Ilhas Pitcairn (Pitcairn, Henderson, Ducie, e Oeno).Capital :Adamstown.
Nas ilhas Pitcairn não há partidos políticos. O parlamento das ilhas Pitcairn é constituido por 10 membros : 4 eleitos pelo período de um ano, 3 eleitos pelos primeiros eleitos, dois nomeados pelos dois grupos anteriores e um membro ex officio. Todos os anos há eleições, e sempre no mesmo dia.
A ilhas, protectorado britânico, são uma dependência democrática parlamentar. Mas, se não há partidos, como escolher? Pelo tamanho dos lóbis?
Eu pergunto-me : onde está a democracia, hã?
Pior : a maioria da população é Adventista do Sétimo Dia, ou seja, cristã. Como se podem admitir adventistas no meio do pacífico!?!?
Penso que já estão a ver o perigo que isso representa, não é verdade?

Justamente por ter consciência da importância do escrutínio ; das consequências que estas eleições têm para as gentes do pacifico em geral, e para Portugal em particular, é que escolhi tomar uma posição pública . Anuncio :«como bloguista de referência, devo assumir , em situações limite, uma posição clara e inequívoca em relação a assuntos que podem colocar em causa princípios básicos da civilização». Mais : o resultado destas eleições « pode ter repercussões negativas para o equilíbrio estratégico mundial ». Tomo esta posição também « porque os bloguistas portugueses podem e devem deixar de se limitar a ser porta-vozes da espuma dos dias , assumindo e defendendo as suas causas».
Os blogs «devem assumir causas justas»! Mainada !

A minha posição está tomada e não volto atrás : do próximo dia 24 de Dezembro não irei lá votar !



Ana [10/19/2004 03:08:00 da tarde]

[ segunda-feira, outubro 18, 2004 ]

 

And The Oscar Goes To... [ O meu holliganismo em estado puro ]




Lamento.Sinceramente.
A bola , o frango, entrou mesmo na capoeira. Não preciso de imagens , senti-o no coração...
E que grande gozo me deu !
Hihi...desculpem lá, camaradas -- segundo as últimas contas 7 milhões ( eh eh ) -- eu sei que é chato como a potassa,ser assim enrab...desfeiteado em casa. É uma pouca vergonha ! hihihi . Tem graça, mas é mesmo, bem sei.

Mas valeu a pena só pela peixeirada na sala de imprensa. Já não me ria assim desde o dia em aquele rapaz do PCP, o Bernardino, disse que tinha dúvidas de que a Coreia do Norte fosse uma ditadura.
O presidente dos encarnados é um ponto. Com ele vale mesmo tudo em momentos de cólera. Que grande talento se perdeu para a comédia. Quase tão grande como esse outro talento ( que eu aproveito aqui para saudar e mandar um beijinho ) que é Pinto da Costa que, questionado sobre o suposto pénalti e suposto golo não validado ( o frango, para mim, existiu mesmo ) disse : « Eu não sou especialista em arbitragens (...) o que sei é que o árbitro foi demasiado duro, nos cartões amarelos, para com os meus jogadores...»
E disse também , quando instado a explicar o que se passou : « Olhe, eu não sou explicador ; se quiser explicações peça ao professor do menino Tonecas que esse explica tudo e com muita paciência, coisa que eu não tenho . »

Ok. Ok. É triste, degradante o estado em que está o futebol --tudo incluído -- em Portugal.
Mas não deixam de ser grandes momentos de televisão. E de rádio.

Camaradas encarnados : desculpem lá qualquer coisinha ; mas vocês também já andavam a levantar demasiado cabelo. De uma coisa, é certo, podeis sempre gabar-vos : Nós, os portistas , nunca poderemos rivalizar convosco em termos de espectáculo zoófilo : por muito que tentemos, por muitas influências que nos acusem de traficar, nós nunca poderemos fazer um Dragão dar uma volta ao estádio pelos ares. A « Vitória » é linda. Pena é que a bicha não faça jus ao nome...

[ hi hi...desculpem, não resisti. ]








Ana [10/18/2004 02:22:00 da tarde]

[ sexta-feira, outubro 15, 2004 ]

 

E se, de repente, ficasses sem os dentinhos da frente?

É libertador para uma mocinha conservadora e de centro- direita, como eu, dizer que gosto muito de ler Saramago. Não admito formatar as minhas escolhas, todas, seja em que área for, apenas pelas minhas convicções políticas. Acho redutor e ridículo.
A prosa de Saramago é apenas um exemplo do meu livre arbítrio e da minha liberdade de escolha.
Por isso quando me chagam a molécula por causa da minha defesa , não do Saramago cidadão, mas do Saramago escritor , respondo, como o ex-secretário geral do PS :«tou-me a cagar para isso«.
O que já não aceito com tanto «fair play» é criticas às minhas escolhas estéticas.
Já fui atacada várias vezes na blogosfera ; de todas as vezes reagi em conformidade, ou seja: quando os ataques vieram de entidades, pessoas, que apesar de tudo me merecem crédito , respondi. Quando vieram de glutões do Presto, i.e., de entidades insignificantes e microscópicas , nem sequer perdi tempo a irritar-me.
Hoje irritei-me. E como aprecio o cidadão em causa...vou recorrer ao contraditório. E serei dura.

[A mensagem que se segue é violenta. Tem bolinha no canto superior direito. Afastem as vossas crianças.]

Olha lá,ó cara pálida, com que então eu tenho o template mais feio da blogosfera, hã?
Tu, por acaso, já viste bem o teu ao espelho? Tu por acaso, meu rapaz, já leste Aristóteles; Horácio; Da Vinci; Beaudelaire; Schiller; Diderot;Hegel; Hogarth; Battista Alberti? José Mourinho?
Ficas a saber,ó tu que fumas, que quando esses gajos falam do Belo, estão a referir-se ao meu template, capice?
Não é inocente que o céu e o mar , e o Fcporto, sejam azuis. E o sol, a luz, amarelos.
Já ouviste falar, ó rapaz da camisola verde, de Marcos da Bodiosa? De aromaterapia? De reflexologia podal?
E pataniscas de bacalhau, já comeste?
Espero que percebas onde quero chegar...
E espero também que medites sobre o que te estou a dizer. Ainda não é tarde para ti. Ainda podes ver a luz.
Mas, atenção!, não voltes a prevaricar. Tem tento na moleirinha, rapaz. Mais uma dessas e...já ouviste falar da operação Alacrity? Bom...

E só mais uma coisinha: se tu achas, ó galhofeiro, que o meu template é o mais feio da blogosfera, imagino que passas horas--em êxtase--a ler blogs com corações e fundos cor-de-rosa; com borboletas, fadas e estrelinhas cintilantes...e a gostar! Quiçá dedicando-te mesmo a certas caricias cúpidas perante «tanta beleza».
Quero ajudar-te: 00 351 226192400 ( Hospital Psiquiátrico Magalhães Lemos ); podes dizer que vais da minha parte. Já não és o primeiro a quem eu dou a mão...

[ hi hi hi hi ...]

Ana [10/15/2004 01:21:00 da tarde]

[ quinta-feira, outubro 14, 2004 ]

 

Tá Bem

Eu sei que o Natal está quase à porta, e que é altura de preparar a montagem das tendas...para o circo.
Mas caramba! Com tanto trabalho duvido que os palhaços aguentem até Dezembro.
Ouvir elementos do PCP dizerem que não vão deixar cair o caso Marcelo Rebelo de Sousa , um caso de « pressões políticas e censura» é hilariante.
Excuse me mas...o Partido Comunista não é aquele partido que expulsa elementos se eles não concordarem com as bambochatas dos "grandes timoneiros"? Que lhes pespega com processos disciplinares e castigos?
Hum...devo estar a confundir . Não é humanamente possível encontrar palhaços assim tão engraçados.

Quer dizer, haver até há...os que se lembraram de mandar o Toy alegrar a tropa no Iraque.
Não se admirem é se o número de baixas for , depois, elevadíssimo. Se se pode morrer por excesso de amor, é óbvio que também se pode morrer por excesso de riso. Ou choro.

Ainda uma pequena nota , para acabar: entendo perfeitamente o desespero do seleccionador russo. Não deve ser nada fácil mamar 7 golos de uma equipa que--marcando apenas um golo--consegue empatar a 2 bolas com o Liechstentein . Se fosse comigo, também me demitia.
[ Fuck You, Abramovich ]

Viva Portugal!! Bravo, rapazes! ;)

Ana [10/14/2004 10:31:00 da manhã]

[ terça-feira, outubro 12, 2004 ]

 

Camarada: Junta a tua à nossa voz!

Venho, por este meio, denunciar também a censura, o atentado à minha liberdade de expressão, que o actual PM fez à minha pessoa.
Camaradas palhaços, este "amigo" diz a verdade.
[ E tu, Pôncio, se fosses sério vinhas também a terreiro ajudar a gente a denunciar o ditador...]
É um assunto doloroso, que é, mas a verdade, tal como o azeite, acaba sempre por vir «ao de cima».
Santana Lopes também já me tentou silenciar. É duro, mas é a realidade.
Não posso calar mais a minha raiva, a verdade tem de ser dita, doa a quem doer.
Mainada.
Lembro-me como se fosse hoje: estava de chuva e eu estreava uma gabardina nova que tinha comprado nos saldos da Burberrys no ano anterior.
Bom : Como pessoa simples e modesta que sou, dirigi-me à Pastelaria Suiça para o mata-bicho do costume: um chá Earl Gray , um crescente ( odeio estrangeirismos, pá) com queijo e um bolo de arroz. Tenho sorte,apesar de pobre e vítima da censura generalizada que se vive no nosso pobre país , sou genteticamente rica: posso enfardar que nem uma debulhadora sem efeitos secundários.
De maneira que chego à Suiça esganada de fome e quando me dirigo para a minha mesa habitual vejo que está ocupada! Lá alapado, muito refastelado e penteadinho, está o futuro ex-Primeiro Ministro Pedro Santana Lopes!
Ai filhos! Fiquei desvairada! O pilantreco Tinha-me roubado o lugar! Como não sou de levar desaforos para casa, tratei de chamar o sr.José, o empregado que me costuma atender.
Expliquei-lhe que era i.n.a.d.m.i.s.s.í.v.e.l. que um ordinarote qualquer me roubasse o lugar, que tinha fome, que estava atrasada para a minha actividade laboral matinal ( tinha um encontro importantíssimo no cabeleireiro ! ). Pronto, fiz um bocadito de cagaçal , mesmo no nariz do futuro ex-Primeiro Ministro , mas isso não lhe dava o direito de se levantar e de se queixar! Vivemos ou não num país livre? Pelos vistos não! Porque o tiranote dirigiu-se ao sr.José, como se eu não estivesse presente, e pediu-lhe para ele me levar dali para fora que o estava a importunar.
Olha-me o fidalgote de pernas curtas! Eu, moi, je, a importuná-lo! Como se não tivesse sido ele a espoliar-me do meu lugar e a perturbar a minha liberdade de escolha e de expressão!
Disse-lho. E não com palavras meigas.
Foi então que se deu o acto censório; que o meu direito de me exprimir livremente me foi negado : fez pressão sobre o gerente do estabelecimento que -selvaticamente- me botou para fora dizendo que não tivesse pressa em voltar! E enquanto os empregados me arrastavam , me tapavam a boca tentando silenciar-me -os pides!- Santana Lopes dizia: « Cala-te ó doida!»
Compreendeis agora como me senti ao ler o relato sofrido do camarada Dias Ferreira não é? Sofrimento acrescentado ao que já trazia no lombo por via do professor Marcelo--un santo!,não desfazendo-- vítima também ele do terrível monstro que é a rolha telecomandada por Santana Lopes.
Lamento mas tinha de o acusar. JÁ CHEGA DE CENSURA!

Como já não tenho saldo no telemóvel, aproveito este meio de comunicação --para já ainda livre de censuras pidescas cor-de-laranja-- para apelar à vossa consciência e para vos pedir que saiam à rua; que denunciem; que contem os vossos casos pessoais!
Hoje somos poucos, mas amanhã seremos muitos!
Vamos, todos juntos, promover uma ultra-hiper-mega-manifestação defronte a S.Bento contra a lei da rolha!
Trazei a família, as crianças, os primos, as tias e tios, as avós , os animais domésticos e os selvagens, as pás de forno, os garrafões de cinco litros, as foices , os martelos e os ancinhos! Trazei tudo!
Portugal tem de sair do obscurantismo! Gritai comigo: « Santana, pendura, abaixo a censura!» ; « Santana és uma solha, acaba com a lei da rolha!»; « Marcelo , amigo, a gente está contigo!»; « Isto aqui não é a Madeira, viva o Dias Ferreira! »; « Santana és sinistro, abaixo o primeiro-ministro!»; etc.
Traje de passeio.

Muito obrigada!

Ana [10/12/2004 10:39:00 da manhã]

 

Até sempre,Sabino!



«O Grande Mentecapto» é o título do primeiro livro que li de Fernando Sabino.
Fernando Sabino é um escritor brasileiro que morreu ontem aos 80 anos. Se fosse vivo, hoje faria 81.
Tenho a certeza que o Gávea vos dirá mais, e melhor, sobre ele. Mas também quero dizer algumas coisitas.
Sabino, escritor, jornalista e editor , escreveu muito. Contos, novelas, crónicas, romances. E, como quase todos os bons homens de letras brasileiros, também escreveu muito sobre futebol.
Enfim. O primeiro livro que li dele, e que me fez procurar outros livros e contos dele, foi justamente « O Grande Mentecapto».
É um livro que, ainda hoje, me apaixona. Por tem (quase) tudo lá dentro : um Dom Quixote : Viramundo; uma Dulcineia: Marília. E tem Minas gerais , esse microcosmos que tanto dá, deu e dará à literatura. Mas tem mais: tem uma espécie de elogio da loucura e uma homenagem aos puros. Aos homens mais humildes, que de tão pequenos se tornam grandes.E depois tem os sacrifícios, as injustiças e o sofrimento. E muitas caricaturas.
Admito que é um livro , no fundo, pessimista. Porque no fim somos levados a pensar que o mundo é cão; que estamos rodeados de filhos da puta e que mais vale estar só que mal acompanhado.
Numa palavra: é um livro sobre a solidão. A conclusão é minha, mas pode haver outras.

Gosto muito de ler Fernando Sabino. Vou gostar sempre.

Ana [10/12/2004 10:01:00 da manhã]

[ segunda-feira, outubro 11, 2004 ]

 

nec plus, nec minus

Um Dia Negro Para a Indecidibilidade é ...é...olhem, nem sei dizer! Deu-me vontade de voar já para Matosinhos e encher o melhor Homem a Dias do universo de prémios Nobel!! Que barrigada de riso! ;)

E aproveito, outrossim, para dar os parabéns --vergonhosamente atrasados-- ao Major Scobie pelas 40 velas.
Tenho para com ele uma dívida, acima de tudo moral: devo-lhe um Moleskine ,há quase dois anos!!! Shame on me...e parabéns para ti! :)

Ana [10/11/2004 04:20:00 da tarde]

 

Comprem já este disco!



A maravilhosa Nancy, de braço dado com Morrissey, Bono & The Eddge, Sonic Youth, etc, etc!
Valeu a pena a espera!

Pronto. E agora vou, com as minhas botas novas, descer a rua a trautear These Boots Are Made For Walkin e Bang Bang (My Baby Shot Me Down , pelos bons velhos tempos...e pelo Bill.

Ana [10/11/2004 01:27:00 da tarde]

[ sexta-feira, outubro 08, 2004 ]

 

Só para dizer que acho patético o que se está a fazer, aí na tuga, com o caso Marcelo Rebelo de Sousa.
Confesso que me faz sentir alguma vergonha; especialmente quando os meus colegas estrangeiros me pedem para explicar o caso...

Seja como for , valeu a pena ouvir hoje, sobre o caso professor Marcelo, o fórum da TSF. Mas apenas por isto:

Manuel Acácio: «Vamos agora falar com o ouvinte João Cunha»...
Ouvinte:« Bom dia, começo por fazer uma correcção ao meu nome; sou João Cunha Guimarães. Bom, senhor Manuel Inácio...»

Até chorei a rir.

Bom fim de semana, malta!

Ana [10/08/2004 01:52:00 da tarde]

[ quinta-feira, outubro 07, 2004 ]

 

Vocês desculpem, se fizerem favor, mas farto-me de rir com as tricas e as teorias da conspiração que dominam a actualidade portuguesa; actualidade que , de resto, acompanho também pelos blogs.
Ontem, mal o professor Marcelo anunciou que deixava a TVI, logo nos blogs , especialmente os ditos de esquerda, se encontrava o culpado: o Governo! As pressões insustentáveis do governo. Gritou-se logo: « é a censura que volta!»
Até pode ter fundos de verdade, ie, admito as pressões , sou jornalista e sei o que a(s) casa(s) gasta(m). Mas o que acho mais engraçado é que são esses que logo apontaram o dedinho, os mesmos que enchem a boca, por tudo e por nada, com a «presunção de inocência» e o diabo a quatro. Mais ainda: finalmente rendo-me às evidências : grosso modo, Portugal é um país de anjinhos.
Há um ministro de acusa Marcelo de ir longe de mais ; reacção apatetada . Mas reacção que mostra, pelos menos a quem tiver mais que dois neurónios, que se o objectivo fosse afastar Marcelo, isso teria sido feito em silêncio, pela calada...como sempre acontece.
Que a Média Capital queira acalmar o explosivo professor já me parece mais lógico e, aliás, nada estranho. Não me fodam com ideiazinhas inocentes. Todos sabemos como o mundo funciona , que não há almoços grátis e que há interesses em tudo. Cada comentário político feito na TV, nos jornais, nas rádios -- até nos blogs!--traz água no bico. Tem um objectivo. É um lóbi.Em pequena, média ou larga escala ,mas é . Cada um pretende convencer alguém sobre um determinado assunto. É assim que funciona o mundo e a humanidade.
O professor Marcelo Rebelo de Sousa é uma raposa velha. Inteligente e sabe muito bem o que faz, e escolhe bem o momento. Passar por «mártir» agora dá-lhe um jeito do caraças. Ou esqueceis vós, ó iluminados, que a ideia de se candidatar às presidênciais passa pela sua cabeça bronzeada? Que melhor propaganda para fazer campanha que insinuar a censura? Até o mais empedernido comunista se solidarizará com o professor.
Olhem, perizemplo, esse "jornal" que dá pelo título de «24 Horas» chega hoje ao cúmulo de escrever, em manchete :« Já há um abaixo-assinado a circular - Saída de Marcelo da TVI deixa Portugal em choque».
Portugal em choque, vejam bem!!!
Portugal encontrou o seu novo herói!
Que espectacular golpe de marketing... tiro-lhe o chapéu.

Ana [10/07/2004 10:49:00 da manhã]

 



Este é o meu Prémio Nobel da Literatura 2004. Philip Roth.
Não percam, depois do meio dia, o Nobel a que temos direito...
[ Raios, raramente acerto...mas continuo a acreditar sempre! ]

Ana [10/07/2004 09:40:00 da manhã]

[ quarta-feira, outubro 06, 2004 ]

 

Estranha Forma De Vida

Foi por vontade de Deus
Que eu vivo nesta ansiedade
Que todos os ais são meus
Que é toda minha a saudade
Foi por vontade de Deus

Que estranha forma de vida
Tem este meu coração
Vive de vida perdida
Quem lhe daria o condão
Que estranha forma de vida

Coração independente
Coração que não comando
Vives perdido entre a gente
Teimosamente sangrando
Coração independente

Eu não te acompanho mais
Para deixa de bater
Se não sabes onde vais
Porque teimas em correr
Eu não te acompanho mais




Ana [10/06/2004 10:20:00 da manhã]